Tecnologia
Apple nega atraso na IA e promete Siri aprimorada para 2026

Executivos afirmam que adiamentos são necessários para a tecnologia de IA chegar na Siri com o padrão de qualidade esperado


Tudo sobre Apple
Após a WWDC 2025, executivos da Apple rejeitaram as críticas de que as demonstrações da Siri com inteligência artificial, apresentadas em 2024, seriam “vaporware” — ou seja, um produto que promete grandes recursos, mas nunca chega nas mãos do público.
Apesar de o recurso ainda não ter sido lançado, a empresa afirma que o desenvolvimento está em andamento e que a nova Siri será lançada em 2026.
Segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, a IA representa uma transformação de longo prazo. “Não há necessidade de se apressar com os recursos errados e o produto errado só para ser o primeiro”, afirmou em entrevista ao Wall Street Journal.

- Federighi explicou que a Apple havia criado duas versões da arquitetura de IA para a Siri.
- A versão demonstrada em 2024 foi funcional, mas a empresa optou por migrar para uma versão mais robusta, após perceber que a primeira não atendia ao nível de qualidade esperado.
- Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing global, reforçou que o vídeo exibido mostrava software real em funcionamento, mas que sua taxa de erro ainda era inaceitável.
- “Percebemos que decepcionaríamos os clientes se lançássemos naquela condição”, disse.
Leia mais:

A Apple também esclareceu que sua estratégia de IA não visa competir diretamente com chatbots como o ChatGPT. “Nunca foi nosso objetivo criar um chatbot. Queremos integrar a inteligência profundamente à experiência de todas as nossas plataformas”, destacou Federighi ao Tom’s Guide.
O foco, segundo os executivos, é fornecer ferramentas de IA que enriqueçam os sistemas operacionais e permitam que desenvolvedores criem aplicativos mais inteligentes, usando os modelos de base desenvolvidos pela própria Apple.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Fonte:Olhar Digital