Tecnologia
BYD ultrapassa Toyota e é 4ª marca mais vendida em maio

Fabricante chinesa alcançou participação de 8,86% no mercado de carros comerciais leves no varejo, ante 8,67% da montadora japonesa

A BYD foi a quarta marca de veículos leves mais vendida no varejo brasileiro em maio, ultrapassando a Toyota, que ocupa a quinta posição. Os dados estão no levantamento divulgado nesta terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
A fabricante chinesa alcançou participação de 8,86% no mercado de carros comerciais leves no varejo, ante 8,67% da montadora japonesa. Os números não incluem as vendas diretas para frotistas, que, em maio, representaram 52,6% do mercado.
Considerando o ranking geral, a BYD ficou na sétima posição em maio. A empresa também vendeu mais carros do que Hyundai, Honda, CAOA Chery e Jeep. No topo, estão Fiat, Volkswagen e General Motors.

Domínio do setor de EVs
- A BYD lidera o segmento de carros 100% elétricos, com participação de 80,62% desse mercado, de acordo com a Fenabrave;
- Na sequência, aparecem Volvo (7%), GWM (2,6%), Renault (2,5%) e Omoda (1,7%). O Dolphin Mini foi o quinto hatch compacto mais vendido, modelo acessível da BYD que compete com veículos a combustão;
- No setor de híbridos, a montadora tem competido diretamente com a Fiat: em maio, a marca italiana foi responsável por 28% das vendas, ante 24% da BYD;
- No acumulado do ano, no entanto, a chinesa ocupa o primeiro lugar, com 29% de participação de mercado.
Leia mais:

BYD como marca valiosa
Pelo 3º ano consecutivo, a BYD está entre as dez marcas automotivas mais valiosas do mundo no ranking Kantar BrandZ 2025. Neste ano, a empresa subiu para a sexta posição, com valor de marca de US$ 14,4 bilhões (R$ 81 bilhões), um aumento de 43,6% em relação ao ano anterior.
A BYD atua em quatro grandes setores – eletrônicos, automóveis, energia renovável e transporte ferroviário –, com operações em seis continentes e mais de 110 países e regiões.

Em 2024, a montadora alcançou a marca de 4,27 milhões de veículos híbridos e elétricos vendidos globalmente, um crescimento de 41,26% em relação ao ano anterior. Em três anos, a BYD já exportou mais de 700 mil veículos, tornando-se a marca de veículos híbridos e elétricos mais vendida em países, como Tailândia, Brasil e Singapura.

Colaboração para o Olhar Digital
Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.
Fonte:Olhar Digital