Economia
Gripe aviária: Ministério da Agricultura e Pecuária confirma suspeita em SC

O Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou à CNN nesta segunda-feira (19) que investiga um possível caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Ipumirim, Santa Catarina. Trata-se da terceira suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais.
Após a confirmação do primeiro foco em uma granja no Rio Grande do Sul na semana passada, o Mapa também informou que investiga um possível foco em Aguiarnópolis, Tocantins. Com isso, o total de gripe aviária por IAAP pode chegar a três, caso haja a confirmação dos casos em que há suspeita da doença.
O Mapa mostra que existem seis investigações em andamento de suspeita de IAAP no país. No entanto, 4 delas recaem sobre aves localizadas em propriedades familiares de subsistência, ou seja, sem impacto comercial.
O primeiro caso da doença em uma ave de subsistência foi confirmado em 27 de junho de 2023. De lá para cá, houve a confirmação de outros dois casos, além de 164 registros de IAAP em aves silvestres.
Veja abaixo onde estão localizadas as investigações em andamento:
- Aguiarnópolis (TO) – granja comercial;
- Ipumirim (SC) – granja comercial;
- Triunfo (RS) – produção doméstica para subsistência;
- Nova Brasilândia (MT) – produção doméstica para subsistência;
- Gracho Cardoso (SE) – produção doméstica para subsistência;
- Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência.
Fonte:CNN Brasil