Tecnologia
nova IA verifica erros científicos em reportagens

Pesquisadores desenvolvem ferramenta que usa modelos de linguagem para avaliar a precisão de notícias científicas


Tudo sobre Inteligência Artificial
Modelos de linguagem como o ChatGPT são notoriamente suscetíveis a “alucinações”, inventando fatos falsos com aparente segurança. Mas e se essas mesmas ferramentas pudessem ser usadas para identificar informações enganosas ou equivocadas — especialmente em reportagens sobre ciência?
Pesquisadores do Stevens Institute of Technology desenvolveram um sistema baseado em IA justamente para isso.
Apresentado em um workshop da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, o projeto usa modelos de linguagem de código aberto para analisar a precisão de notícias sobre descobertas científicas.
Descobertas da pesquisa
- A equipe, liderada pela professora K.P. Subbalakshmi, criou um conjunto de dados com 2.400 reportagens — reais e geradas por IA — combinadas com resumos técnicos da pesquisa original.
- A IA compara as afirmações da reportagem com as evidências científicas e avalia sua precisão, usando critérios como exagero, simplificação ou confusão entre causa e correlação.
- Os modelos conseguiram identificar reportagens confiáveis com cerca de 75% de acerto, sendo mais eficazes ao analisar textos escritos por humanos do que por outras IAs.
- Segundo Subbalakshmi, isso mostra o desafio de detectar erros técnicos em textos artificialmente bem estruturados.

Leia mais:
Estudo pode ter aplicações úteis
Além de oferecer um novo recurso para checagem automatizada, o estudo pode servir de base para ferramentas práticas — como plugins que alertem para possíveis distorções em tempo real, ou sistemas de ranqueamento de veículos de mídia com base na precisão científica.
Para Subbalakshmi, o objetivo final é claro: “Não podemos ignorar a presença da IA, mas podemos usá-la para criar sistemas mais confiáveis — e ajudar as pessoas a separar ciência de desinformação.”


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Fonte:Olhar Digital