Conecte-se conosco

Tecnologia

O plano da Meta para te fazer querer um óculos de realidade virtual

Publicado

em


Empresa negocia com Disney e A24 por conteúdo exclusivo para dispositivo que promete rivalizar com Vision Pro da Apple

oculos vr
Imagem: Shotmedia/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Meta está negociando com estúdios como Disney e A24 para garantir conteúdo exclusivo para seu novo headset premium de realidade virtual, previsto para 2026. As informações exclusivas são do Wall Street Journal.

Internamente chamado de “Loma”, o dispositivo terá vídeo de alta fidelidade, formato mais compacto (semelhante a óculos Ray-Ban conectados a um disco portátil) e preço abaixo de US$ 1.000 — mirando uma fatia de mercado entre os headsets acessíveis da linha Quest e o Vision Pro da Apple, que custa US$ 3.500.

Montagem de Meta Quest 3S ao lado do Meta Quest 3
Novo headset da Meta deve ter foco em experiências imersivas e preço mais acessível (Imagem: Divulgação/Meta)

Generosidade para atrair parceiros

  • A empresa tem oferecido milhões a produtores por experiências imersivas, em episódios ou vídeos únicos, com foco em franquias conhecidas.
  • Parte do acordo exige exclusividade temporária no VR, mas permite licenciamento posterior para serviços de streaming em 2D, o que atrai estúdios em busca de maior alcance.
  • A Meta já firmou parcerias com a Lightstorm Entertainment, de James Cameron, e a Disney, que prepara uma experiência de Star Wars para o Quest.
  • Diferente da Apple — que não pagou diretamente por conteúdo no lançamento do Vision Pro — a Meta está bancando as produções para fortalecer o apelo de sua plataforma.
meta
Meta aposta em conteúdo cinematográfico para atrair usuários ao seu próximo óculos de realidade virtual – Imagem: JarTee / Shutterstock

Leia mais:

Mesmo liderando em vendas de headsets com o Quest, a Meta ainda enfrenta dificuldades em popularizar seus dispositivos fora do nicho gamer. Seu investimento pesado em realidade estendida já acumula prejuízos: a divisão Reality Labs teve perdas de US$ 17,7 bilhões em 2023.

Outras big techs também estão de olho nesse mercado. O Google, por exemplo, financia produções de entretenimento imersivo por meio da iniciativa “100 Zeroes”, que combina VR, AR e IA.

meta
Lançamento do novo headset está previsto para 2026 – Imagem: Janis Abolins/Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.




Fonte:Olhar Digital

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *