Tecnologia
realidade virtual pode entrar em uma nova era

Pesquisador brasileiro integra equipe responsável por tecnologia que torna experiências em VR mais seguras

Tropeçar em móveis ou bater em objetos enquanto se usa um óculos de realidade virtual ainda é um receio comum entre os adeptos da tecnologia. Mas uma nova invenção da Ericsson promete mudar esse cenário ao tornar as experiências imersivas mais seguras — e tudo isso com participação brasileira.
A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe da empresa sueca, com destaque para o pesquisador Alberto Hata, especialista em inteligência artificial.
A solução, que acaba de se tornar uma patente da Ericsson, atua modificando o próprio ambiente virtual com base na posição de obstáculos reais, evitando que o usuário se machuque sem precisar interromper a imersão.
Ajuste que garante segurança
Batizada de “Improvement of safety through modification of immersive environment” — ou “Melhoria da segurança por meio da modificação do ambiente imersivo”, em tradução livre — a patente ajusta dinamicamente o conteúdo exibido nos óculos de realidade virtual.
Isso é feito com ajuda de sensores e câmeras que mapeiam o espaço ao redor do usuário, detectando objetos como cadeiras, mesas e até paredes.
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“Hoje existem soluções que mostram alertas ou emitem sons quando há um obstáculo. A nossa vai além: ela muda a própria experiência virtual para que o usuário se afaste do perigo sem perceber”, explica Hata.
Como a tecnologia funciona sem quebrar a imersão
- Quando o sistema detecta, por exemplo, uma cadeira no caminho, ele pode inserir no jogo um lago ou um abismo naquele ponto.
- O jogador, então, evita seguir por ali, sem precisar sair da imersão nem receber alertas externos.
- Segundo Hata, o objetivo é garantir que o uso dos óculos seja fluido e natural — e mais seguro.
A invenção integra o marco de 250 famílias de patentes registradas pela Ericsson no mesmo ano em que a companhia celebra 53 anos de atividades em Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil.
Para os criadores, a tecnologia ainda tem potencial para ir além dos games e se beneficiar da expansão do 5G, abrindo espaço para novas aplicações em realidade virtual no futuro.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Fonte:Olhar Digital