Tecnologia
4 consoles da década de 1980 para você relembrar

Os anos 80 foram decisivos para os videogames. Essa década marcou o avanço dos consoles domésticos, a popularização dos arcades e o surgimento de franquias que atravessaram gerações.
Mesmo após a crise de 1983, o mercado se recuperou com força, impulsionado por consoles que transformaram os jogos eletrônicos em um fenômeno global.
Então, que tal relembrar alguns consoles que marcaram de alguma forma essa década? A seguir, listamos quatro deles para você relembrar.
4 consoles dos anos 80 para você relembrar
Nintendinho (NES)

Representante mais famoso da 3ª geração de videogames, o Nintendinho é um console de 8 bits, com jogos que rodam via cartuchos. O console foi lançado originalmente em 1983 no Japão com o nome Famicom (“Family Computer“). Nessa versão, os dois controles vinham fixados ao console por cabos curtos, guardados nas laterais.
Em 1985, a Nintendo lançou o console nos EUA com o nome Nintendo Entertainment System (NES), redesenhado com visual de videocassete e controles removíveis. No Brasil, o NES chegou oficialmente em 1993, sendo apelidado de Nintendinho, mas já circulava desde 1985 por meio de importações e clones como o Dynavision 2.

As franquias mais famosas da Nintendo, como “Mario”, “Metroid”, “Donkey Kong” e “Zelda”, nasceram nesse videogame. Outras séries famosas de outras empresas, como “Mega Man”, “Castlevania”, “Contra” e “Final Fantasy” também deram as caras no NES.
Alguns dos títulos de destaque do console são: “Super Mario Bros. 3” (1990), “DuckTales (1989)”, “Metroid” (1986), “The Legend of Zelda” (1986), “Mega Man 2” (1988), “Castlevania” (1986), “Contra” (1987), “Ninja Gaiden” (1988) e “Punch-Out!!” (1987).
Especificações:
- Processador: Ricoh 2A03 (EUA) / Ricoh 2A07 (Europa) – baseado no MOS 6502, 8 bits, 1.79 MHz (NTSC) ou 1.66 MHz (PAL)
- Memória RAM: 2 KB
- Vídeo: 256×240 pixels, 25 cores na tela ao mesmo tempo (de uma paleta de 54)
- Áudio: 5 canais de som (2 de onda quadrada, 1 de triângulo, 1 de ruído e 1 de amostra digital simples)
Master System
Um dos consoles mais bem-sucedidos da terceira geração, o Master System é um aparelho de 8 bits que utiliza cartuchos (e também o Sega Card em algumas versões) para rodar seus jogos.

Este console tem uma origem curiosa. Em 1985, a Sega lançou no Japão o Sega Mark III, a terceira versão da série SG-1000. Contudo, em 1986, a empresa lançou o Master System para os mercados internacionais (América do Norte, Europa etc.), uma versão remodelada e aprimorada do Mark III. No Japão, o Master System só foi lançado oficialmente em 1987.
No Brasil, o Master System chegou de forma oficial em 1989, distribuído pela Tectoy, que transformou o console em um grande sucesso local, inclusive lançando versões atualizadas e jogos exclusivos.

Alguns dos jogos de destaque do Master System são: “Alex Kidd in Miracle World” (1986), “Phantasy Star” (1987), “Shinobi” (1987), “Wonder Boy III: The Dragon’s Trap” (1989) e “Ninja Gaiden” (1992).
Especificações:
- Processador: Zilog Z80, 8 bits, 3.58 MHz (NTSC) / 3.57 MHz (PAL)
- Memória RAM: 8 KB
- Memória de vídeo (VRAM): 16 KB
- Vídeo: 256×192 pixels, até 32 cores na tela ao mesmo tempo (de uma paleta de 64)
- Áudio: 3 canais de som FM e 1 canal de ruído (PSG)
Leia mais:
Atari 2600

Embora lançado em 1977, foi durante a década de 80 que o Atari 2600 realmente explodiu em popularidade. Desenvolvido pela Atari Inc., esse console da segunda geração de videogames é um aparelho de 8 bits que popularizou o conceito de cartuchos intercambiáveis.
No Brasil, o Atari 2600 foi lançado em setembro de 1983, fabricado pela Polyvox, e também fez muito sucesso.

Entre os jogos mais famosos do Atari 2600 estão “Space Invaders” (1980), “Pitfall!” (1982), “River Raid” (1982), “Adventure” (1979), “Missile Command” (1980), “Pac-Man” (1982), “Enduro” (1983), “Yar’s Revenge” (1982) e “Asteroids” (1981).
Especificações:
- Processador: MOS Technology 6507, 8 bits, 1.19 MHz
- Memória RAM: 128 bytes
- Vídeo: 160×240 pixels (sprites), 40×240 pixels (playfield), paleta NTSC com 128 cores, até 2 sprites, 2 mísseis e 1 bola por linha.
- Áudio: som mono com 2 canais básicos, controle simples de frequência e volume.
ColecoVision

Lançado em 1982, o ColecoVision foi o console de segunda geração da Coleco que trouxe gráficos e sons bem avançados para a época. Este console de 8 bits era potente para o período e, comparado aos seus concorrentes, oferecia uma experiência mais próxima aos fliperamas.
Os controles do ColecoVision eram curiosos, pois tinham o formato de um telefone antigo, com um teclado numérico e um manche analógico (joystick) no topo.
Além disso, o console oferecia um acessório que permitia jogar cartuchos do Atari 2600, ampliando ainda mais sua biblioteca de jogos.

Entre os jogos de destaque do ColecoVision estão “Donkey Kong” (1982), “Zaxxon” (1982), “Lady Bug” (1982), “Venture” (1982) e “Cosmic Avenger” (1982).
Especificações:
- Processador: Zilog Z80A, 8 bits, 3.58 MHz
- Memória RAM: 1 KB
- Memória de vídeo (VRAM): 16 KB
- Vídeo: 256×192 pixels, até 16 cores simultâneas, 32 sprites, 8×8 ou 8×16 pixels
- Áudio: mono, 3 canais de tom e 1 canal de ruído
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis,
uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.
Fonte:Olhar Digital