Tecnologia

A IA tem uma nova função na Meta: recrutar funcionários

Publicado

em


Ferramenta interna vai sugerir perguntas, medir inclusão nas entrevistas e identificar candidatos com mais precisão

meta
Imagem: Janis Abolins/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Meta está intensificando o uso de inteligência artificial em suas operações e, agora, pretende aplicá-la no processo de recrutamento.

Um documento interno obtido pelo Business Insider revela que, ainda este ano, a empresa planeja automatizar diversas tarefas ligadas à contratação, como a avaliação de habilidades de codificação, sugestão de perguntas para entrevistas e pareamento entre candidatos e entrevistadores.

Muitos temem perder empregos para a IA, mas na Meta, uma IA que pode acabar contratando um humano – Imagem: tsyhun/Shutterstock
  • A IA também será usada para transcrever entrevistas, identificar sobreposições entre vagas e medir a performance dos entrevistadores — incluindo se suas perguntas são inclusivas e o quanto contribuem para que candidatos avancem no processo.
  • Além disso, o sistema ajudará no agendamento de entrevistas, levando em conta preferências individuais, e monitorará idiomas falados e habilidades específicas dos recrutadores.
  • O objetivo, segundo o documento, é tornar o processo mais eficiente, flexível e preciso.

Leia mais:

Meta planeja substituir tarefas administrativas e analisar desempenho humano com auxílio de IA (Imagem: Cristian Valderas / Shutterstock.com)

IA não vai substituir interação humana nas entrevistas

Um porta-voz da Meta declarou que a IA servirá como suporte para acelerar o recrutamento, mas que “a interação humana continuará sendo uma parte essencial das entrevistas”.

A Meta segue uma tendência crescente entre grandes empresas de tecnologia. A Amazon, por exemplo, também utiliza IA para seleção de candidatos, mas desestimula o uso de ferramentas de IA pelos próprios candidatos.

Segundo um relatório do LinkedIn, o número de empresas que adotam IA no recrutamento passou de 27% em 2023 para 37% em 2024.

Processo automatizado vai desde testes de codificação até análise do comportamento de recrutadores – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock


Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.




Fonte:Olhar Digital

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendências

Sair da versão mobile