Tecnologia
Archer avança na corrida dos eVTOLs com voo do Midnight
A Archer divulgou imagens do primeiro voo tripulado do Midnight, seu táxi aéreo elétrico eVTOL. A aeronave acelerou por uma pista, como um avião tradicional, em vez de utilizar os rotores para decolagem vertical, marcando uma nova fase no programa de testes.
A sigla eVTOL significa “electric Vertical Take-Off and Landing”. Trata-se de aeronaves elétricas com múltiplos rotores, capazes de decolar e pousar verticalmente, como helicópteros. Elas são vistas como alternativa mais limpa, segura e silenciosa para a mobilidade aérea urbana do futuro.
Alguns modelos, como o Midnight, também têm capacidade de decolagem e pouso convencionais (CTOL), o que amplia as possibilidades de operação. Isso permite que eles funcionem em diferentes tipos de infraestrutura e situações, aumentando a segurança e a flexibilidade operacional.

Leia mais:
Testes do eVTOL já começaram
- O voo recente com piloto inaugura uma nova etapa. Agora, os engenheiros da Archer poderão comparar os dados de voo humano com os obtidos em voos autônomos;
- Isso é essencial para avançar nas exigências de certificação junto às autoridades dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes;
- A empresa já mira operações comerciais nos dois países. Nos Emirados, existe esforço para integrar aeronaves eVTOL ao tráfego aéreo urbano. Nos Estados Unidos, a expectativa é que os primeiros voos com passageiros ocorram nos próximos anos, com apoio regulatório;
- O voo com piloto ocorreu na semana passada, conduzido por Jeff Greenwood, piloto-chefe da Archer. Veterano da Bell Textron e ex-fuzileiro naval dos EUA, Greenwood elogiou o desempenho da aeronave e a fidelidade ao treinamento feito em simuladores.
Segundo o piloto, tudo funcionou conforme o esperado, sem surpresas. “Esse nível de consistência é exatamente o que você quer em um voo de teste. É fruto da atenção aos detalhes e do compromisso com a segurança por parte de nossa equipe”, declarou após o pouso.
Durante o teste, o Midnight atingiu velocidade de mais de 200 km/h e voou a mais de, aproximadamente, 460 metros de altitude. O voo serviu para testar a robustez do trem de pouso em operação convencional, coletando dados cruciais para a certificação.
Desenvolvimento e primeiros passos
O Midnight foi apresentado em 2022. Projetado para transportar até cinco pessoas, ele possui 12 rotores: seis traseiros fixos voltados para cima e seis dianteiros inclináveis, que se ajustam para proporcionar voo vertical e também voo horizontal eficiente.
Em 2023, o primeiro protótipo do Midnight ficou pronto para testes. Os ensaios começaram em outubro, e, em julho de 2024, o veículo fez sua primeira transição completa de voo vertical para voo para frente. Na ocasião, porém, o cockpit ainda estava vazio, sem piloto a bordo.
Uma das primeiras missões do Midnight pode acontecer nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles, em 2028. A Archer foi escolhida como fornecedora oficial de táxis aéreos para o evento, o que pode marcar o início da operação prática de eVTOLs em larga escala.
Se tudo correr como previsto, o projeto poderá transformar o transporte urbano, oferecendo alternativa mais rápida, silenciosa e ecológica para deslocamentos nas cidades. A estreia nos Jogos pode ser o primeiro passo rumo a um novo padrão de mobilidade aérea.
Fonte:Olhar Digital